A ADIV
A ADIV – Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu – é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo o exercício da atividade de investigação e desenvolvimento em todos os domínios de interesse do IPV e das suas escolas integradas.
A ADIV surge em finais de 1995 (data da sua constituição legal), tendo como sócios fundadores o IPV– Instituto Politécnico de Viseu e as suas escolas integradas, ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu, ESTGV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e a ESAV – Escola Superior Agrária de Viseu, visando constituir-se como estrutura de interface entre o IPV e a realidade socioeconómica envolvente. Em 30 de Novembro de 1996, foram eleitos os primeiros órgãos associativos.
O seu objeto é o apoio ao desenvolvimento regional nos domínios da investigação, ensino e formação e, com vista ao cumprimento deste seu objeto estatutário, a ADIV reparte a sua atividade pelos seguintes tipos de ações:
- Formação profissional;
- Organização de colóquios, seminários e congressos;
- Realização de Estudos e projetos;
- Publicação de trabalhos científicos;
- Empreendedorismo.
Desde 2017 é detentora da marca Viseu Business School.
Estatutariamente, os associados da ADIV podem ser pessoas singulares (com ligação ao IPV) ou coletivas de direito público ou privado.
A ADIV foi acreditada pela DGERT nos domínios da conceção, organização e promoção e desenvolvimento e execução desde maio de 1999. Desde maio de 2014 já se encontra certificada por este organismo no âmbito do disposto na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho, nas seguintes áreas de educação e formação:
- 146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas;
- 341 – Comércio;
- 344 – Contabilidade e fiscalidade;
- 345 – Gestão e Administração;
- 481 – Ciências Informáticas;
- 582 – Construção civil e engenharia civil;
- 840 – Serviços de Transporte;
- 862 – Segurança e higiene no trabalho;
A quem se destina?
Entidades Coletivas – Empresas e outras organizações
Entidades Singulares – Empresários, quadros técnicos, profissionais liberais